Reabilitação Ortopédica

Reabilitação Ortopédica

A fisioterapia ortopédica tem como objetivo tratar disfunções osteomioarticulares, sejam elas resultado de traumas, fraturas, lesões por esforços repetitivos, ou associadas a patologias ortopédicas. As lesões mais comuns são as tendinites.

Para o tratamento destas lesões são utilizados recursos terapêuticos manuais, cinesioterapia (exercícios terapêuticos com objetivo de reestabelecer o equilíbrio do corpo) e podemos associar a termoeletroterapia para recuperação da função do paciente. Na eletroterapia os recursos mais utilizados são laser, terapia combinada (associação de US a correntes, principalmente a corrente interferencial vetorial) e corrente russa para estimular músculos inibidos ou hipotrofiados por lesões.


Após avaliação pré-operatória é traçado um plano de tratamento para cuidar das disfunções presentes a fim de que elas não comprometam o resultado estético da nova cirurgia e, consequentemente, tragam a insatisfação do paciente. Ainda nessa avaliação é exposto ao paciente todas as orientações quanto à mobilidade, ao posicionamento, ao uso da cinta modeladora, ao retorno às atividades de vida diária e ainda o esclarecimento sobre possíveis dúvidas do tratamento fisioterapêutico pós-operatório.


Além da eletroterapia a utilizamos recursos como taping, ozonioterapia, dree nedling entre outros.


Para o tratamento é imprescindível uma avaliação onde o fisioterapeuta avalia a biomecânica do paciente e detecta as falhas do movimento, a partir deste momento é traçado o programa de atendimento do paciente utilizando todos os recursos citados anteriormente para restabelecer a função do paciente.